terça-feira, 29 de abril de 2008

Relatoria da reunião do dia 28/04, na praia do IACS!

Próxima reunião confirmada: Dia 20/05, 19:30, na UERJ!!!









INFORMES GERAIS:
1- Luís não conseguiu apresentar o projeto lá no CIEP. Ele deixou com a secretária que, três dias depois deu uma resposta negativa à solicitação feita por nós. Alegaram falta de estrutura para receber os 1000 estudantes. Tentaremos insistir na cessão do espaço do térreo para fazermos as festas. Lembrando que o alojamento continua mantido no Gragoatá, na Letras.
2- Falta de galera mobilizada, disposta a chamar pra si a responsabilidade de construir um encontro. Parafraseando Marcuff, sem tesão não há movimento! Tentativa de mobilização tentando alternar o local das reuniões, pra descentralizar da UFF.
INFORMES DAS COMISSÕES
POLÍTICA: O projeto tá andando mesmo que só a três, Marcus, Tayago e Gilka!
CULTURA: Discussão da metodologia do ERECOM em que os trabalhos são divididos em artísticos e científicos.
Criação do CINECOM, apoiado pelo Cinerama, o cineclube da UFRJ.
Idéia de rolar a revista do encontro e depois distribuirmos por CAs e on-line. Cremoso vai ajudar na editoração!!
Alguns contatos com oficineiros como o Emerson de cachaça artesanal (ainda em debate pois, segundo Tayago, foge da metodologia do encontro) e o Zé Gulherme com oficina de “monte sua TV em 5 minutos”. Ainda em fase de organização as outras oficinas clássicas como massagem, capoeira e papel reciclado.
Dilly e o recém criado Núcleo de Fotografia do IACS também se disponibilizou para colaborar com ofiina.
Contato também com membros do Teatro do Oprimido.
COMUNICAÇÃO: Continua com o trabalho de centralizar as informações e manter as comissões informadas do que rola. Importante: Sempre manter esta comissão informada do que rola nas outras para que ela possa trabalhar e cobrar do pessoal!
MOBILIZAÇÃO: Na Estácio de Madureira, o coordenador Hugo mantém as portas abertas para a divulgação do encontro por lá. Sem contato ainda com a UNICARIOCA.
FINANÇAS: Orçamento depende sim de cada comissão mas ainda mais da definição do que teremos em termos de estrutura. A idéia é orçar tudo (desde luz elétrica a produtos de limpeza) para ir retirando aos poucos o que formos conseguindo.
Boas perspectivas de entrar algum dinheiro no caixa da ENECOS e recebermos uma ajuda financeira para o encontro. A resposta virá na próxima semana.
O lance de usarmos a gráfica a preço de custo lá de JF está de pé mas é preciso calcular a quantidade correta para ver se eles podem mesmo cobrir. Há também restrição de cor, só é possível fazer material em duas cores.
Ainda sobre as impressões, a idéia é mandarmos arquivos pras regionais por e-mail e, de acordo com cada lugar, descobrir se eles podem rodar ou não. Em Juiz de Fora, PE, PB e no Centro Oeste, por exemplo, o material conseguiu ser impresso.
OUTROS:
1 - Idéia de juntarmos NVs, GDs e oficinas em uma única atividade, o Estágio de vivência. Pode ser feito, por exemplo, em uma rádio livre. Lá mesmo as pessoas vivenciaram a rotina do grupo em questão, discutiriam e produziriam algo.
2 – Discussão do posicionamento das oficinas na programação do encontro. Sugestão de debate pela manhã e à tarde e oficinas à noite. Poderiam se alternar os NVs e as oficinas que mantivessem algum tipo de diálogo.
3 – A grande questão em relação ao número de vagas. Nos Estados que possuem pessoas atuantes da Executiva, os pré-encontros já estão sendo tocados. Nos outros locais isso torna-se mais complicado. A princípio 50 pessoas por Estado, até pela maior facilidade de organizar um ônibus ao invés de conseguir 13 passagens mas isto não está fechado. Caso sobre vaga em algum local, estas vagas serão redistribuídas.
Há a possibilidade de distribuição proporcional de vagas mas isso esbarra no fato de que alguns Estados menores e com menos escolas de comunicação são mais mobilizados que os maiores.
IMPORTANTE: O número máximo de participantes é de 1000 pessoas!! Um número maior comprometeria a qualidade do encontro!!! Ainda será discutido o caso específico dos participantes do Rio.
Para estar pronto até o dia 19/05!!!!
Comissão de política: Fazer um manual do pré-encontro para servir como guia do que esperamos que as regionais façam em seus Estados. Marcuff é o responsável de nos manter informados do andamento desse processo.
Cultura: Fazer um panorama geral das oficinas e atividades culturais e a estrutura necessária para o que propormos. E quem tiver sugestões ou idéias, entre em contato com a comissão!
Comunicação: Continuar com o trabalho de repasse de informações e organizar o novo jornal do ENECOM.
Mobilização: fechar os responsáveis em cada Estado.
Finanças: agilizar o levantamento dos gastos.
ESCOLHA DA LOGO.
Todos votaram em, no máximo, duas logos. A escolhida foi a do Alexandre Jorge, da Estácio de Sá de Juiz de Fora. Fechado também que, além do slogan “ De que lado você samba”, virá o subtítulo “Eu organizo o movimento, eu oriento o carnaval”. Consenso que desta forma o slogan parece menos fanfarrão.


FORMAÇÃO DE CHAPA PARA A ENECOS
A Executiva está pela segunda vez em Comissão Gestora já que as duas últimas eleições não foram válidas. No meio do ano haverá nova eleição com duas votações, uma para a chapa regional e outra para nacional. Esta comissão ficará na ENECOS por seis meses apenas, até o fim do ano, quando o calendário estiver correto e novas eleições forem feitas.
Se alguém tiver interesse em montar chapa, terá que fazer isso bem rápido porque as inscrições vão só até esse final de semana, no CONECOM em Juazeiro. As chapas devem ter entre 3 e 5 pessoas, com, necessariamente, uma para finanças, uma para comunicação e uma geral. A nova chapa será empossada no ENECOM.
Há um risco do Rio ficar sem inscrições já que com a organização do encontro, o povo está enroladíssimo. Independente disso, ficou decidido que a UFF será uma escola em que vai haver votação.
ERECOM Juazeiro
Só para avisar que Aline, Clarissa e Jean estarão nesta semana em Juazeiro e nos trarão novidades sobre o que rolou. Qualquer coisa sobre o ERECOM, falem com eles!
Próxima reunião confirmada: Dia 20/05, 19:30, na UERJ!!! E para os que acham que está muito longe, tentaremos marcar algo antes, via enquete na lista.
É isso, meu povo! E vambora tocar esse encontro!
beijocas!!

4 comentários:

Jamile Barbosa disse...

estou longe mais de olho em tudo srsrrs torcendo muito pelo sucesso do ENECOM

Leandro disse...

Caras, mudem essa data de novo!

Que cagada ser do dia 13 ao dia 26, coincide com o SBPC!

A data original que me foi repassada (de 26 de Julho a 2 de Agosto) era perfeita!

Repensem, vejam as possibilidades, e por favor atentem não só para as necessidades de vocês, mas para as dos acadêmicos em geral.

Quem somos disse...

Emilio de Florianópolis se apresentando.
GOstaria de saber se vocês já possuem contato aqui em SC.
Caso a resposta seja negativa, me proponho a organizar as bandas de cá...

Abraços,
Emilio Monteiro
emilio_monteiro@hotmail.com

Aline Carvalho disse...

Respondendo...

toca ê!

estamos tentando fechar com a data de 20 a 27 de julho...
nao estamos pensando só em nós, queremos contemplar o maior número de estudantes, claro! mas tem coisas que nao dependem só da gente né?
mas vamos tentar fazer o melhor possivel!

unisul cultural

acho que ainda nao temos contato certo em SC. Quem está vendo a mobilização regional é o tayago, vc poderia entrar em contato com ele? taytayago@hotmail.com
alem disso, temos a Annelize, do Paraná, que pdoe te dar uma força tb!: anne.jor@gmail.com


é isso, continuem participando!

beijos, Aline